domingo, 14 de novembro de 2010

O Ciclo da Reprodução

O ciclo da reprodução dos canários, desde a postura dos ovos até que as crias saiam do ninho, dura cerca de um mês. Durante esse tempo, os pássaros têm de cumprir uma série de obrigações que são reguladas por processos biológicos complicados. Se uma das fases desse processo não se desenrola normalmente, todo o ciclo pode ser perturbado. Não devemos de maneira nenhuma intervir na seqüência natural da reprodução.
 

É necessário lembrarmo-nos de que os canários são individuais e que têm gostos diferentes. Não podemos portanto tratar todos da mesma maneira, o que aliás se aplica de uma maneira geral à criação de todos os animais.
 

Dizem os entendidos que há aves mais fáceis de criar do que os canários, eu penso que não é difícil, desde que se tenha espaço, gosto e paciência, principalmente no início.
Um dos primeiros problemas que surge é quando juntar os canários. Eles são muito influenciados pela duração do dia mas penso que também são sensíveis ao aumento das temperaturas.
 

Há basicamente dois métodos. Um consiste em juntar o macho e a fêmea durante todo o ciclo, de forma a que ambos partilhem as tarefas como um "bom casal". É talvez o mais natural e deve ser posta em prática desde que não haja nenhum inconveniente. O outro método consiste em retirar o macho no final da postura ou porque ele é agressivo e pode perturbar o choco, ou porque queremos aproveitar as boas qualidades do macho para juntar a outra fêmea. É necessário estar atento. Há machos que criam melhor os filhotes do que as próprias fêmeas e há fêmeas que abandonam o ninho se o macho for retirado. O melhor é conhecer bem as aves e optar pela melhor solução para cada caso.

Período Ideal
 
A época que eu considero ideal para o acasalamento dos canários é do início da Primavera até o final do Verão, porém quanto a este item a controvérsias pois outros criadores indicam outros períodos, mas o que devemos ter em mente é que não devemos iniciar o acasalamento no inverso.
 

Iniciando o acasalamento
 
Este período é fundamental, pois sem ele podemos ter casais que não se dão muito bem, por isso costumo colocar as gaiolas do macho e da fêmea ao lado uma da outra para que o casal passe a se conhecer, a gaiola da fêmea deverá conter o ninho do tipo aberto e alguns pedaços de saco de estopa. Se possuir mais de um casal faça o mesmo procedimento com todos os casais de forma que os pássaros não vejam os outros casais, para não tirar a atenção do companheiro que nós escolhemos.
 

Devemos observa-los periodicamente até percebemos que o macho passe a cantar para a sua companheira, e ele irá alimenta-la através das grades, a fêmea mostra seu interesse começando a construir o ninho com linhas de estopa.
Após percebermos que o casal se identificou devemos juntar o casal para iniciar o acasalamento.

Postura
 

Após alguns dias do acasalamento a fêmea porá seu primeiro ovo, a quantidade varia de 3 a 6 ovos , sendo a média de 4 ovos.
A postura ocorre pela manhã antes das 8 horas , após este período devemos substituir o ovo, com uma colher limpa, por um ovo artificial (encontrado nas casas do ramo), o ovo retirado deve ser colocado em um recipiente com algodão ao fundo para evitar danificarmos os ovos, duas a três vezes ao dia devemos virar os ovos. Após percebermos que a fêmea já finalizou a postura devemos retirar os ovos artificiais e substituí-los pelos verdadeiros para que se inicie a incubação.


Incubação
 

O período de incubação à partir do dia em que devolvemos os ovos verdadeiros ao ninho é de 13 dias em alguns casos chegando a 15 dias. Se após 17 dias os ovos não eclodirem, separe o casal e analise se todo procedimento foi feito corretamente, mas existem casos de machos que não fecundam determinadas fêmeas, tente um mudança de casal.

Filhotes
 
Os filhotes deixam o ninho entre 25º e o 27º dia. Em alguns dias já estarão se alimentando sozinhos e poderemos separa-los dos pais e iniciarmos novo ciclo da reprodução com o mesmo casal.





63 comentários:

  1. Quantas crias o casal pode dar por ano? E qual a epocam de separar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que não ultrapasse 03 ninhadas (geralmente de 02 a 04 filhotes em média), para em seguida ser dado o "descanso" ao casal, separando-os por 30 dias, tempo esse necessário para uma recuperação de vida saudável.

      Excluir
  2. Eu queria saber qual o mês apropriado para colocar o casal de canário belga para procriar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mês ideal é de agosto a dezembro.

      Excluir
  3. não precisamos alimentalos enquanto a femea estiver com eles né isso

    ResponderExcluir
  4. posso trocar o ninho a cada reprodução? Agenor martins

    ResponderExcluir
  5. Si eu quiser a começar a criação agora eu já posso colocar os canários junto

    ResponderExcluir
  6. espero a resposta da pergunta se é pressiso trocar o ninho a cada chocada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao necesariamente so se a femea abandonalo

      Excluir
    2. Naoo apenas limpar !

      Excluir
  7. Para quê alimentar os filhotes manualmente? É normal ou tem caso em que o casal não dá conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so se os pais naõ tratarem

      Excluir
  8. o canario belga e o do reino pode acazalar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canario belga e do reino sao a mesma coisa so que o do reino vinha do reino de portugal por isso o nome

      Excluir
  9. Eu ja coloquei meus canarios junto com a fêmea sera que tem problema, separalos agora não irá afetar na criação? aguardo sua resposta...

    ResponderExcluir
  10. olá, quero saber passo a passo de como reproduzir canarios do reino, como saber se ja posso colocar eles juntos na mesma gaiola e tudo mais,
    AJUDA POR FAVOR

    ResponderExcluir
  11. Tenho um casal de canarios fiz todo pricedimento, com alguns dias achei um ovo quebrado no fundo da gaiola, depois disso a femea fica dentro do
    ninho direto e tem dia que nem sai pra comer o
    macho leva comida pra ela no bico isso ja leva uns 15 dias, o q devo fazer

    ResponderExcluir
  12. colokei meu casal de canarios do reino juntos hj..nunca cirei gosto mto..sera q eu vou conseguir!!o canario e frisado arrepiado e a femea canela seca msm...vamos ver o vai dar! qlqr dica me ajudem por favor agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes ocorre dos casais não derem certo , talvez por serem novo ou tamanhos diferentes ,

      Excluir
  13. Quantoos dias mais ou menos para o canario começar a cantar para fêmea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA ACASALAR? MAIS OU MENOS UNS 2 OU 3 DIAS ATÉ ANTES.

      Excluir
  14. posso acasalar um canario com um avestruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com avestruz não dá...mas se vc colocar com elefante dá certo viu...

      Excluir
    2. como tem nego tonto....afffff

      Excluir
    3. Esse aí é um idiota,só serve para estragar a conversa, se você não gosta de pássaros meu amigos fica fora da conversa

      Excluir
  15. minha canaria não bota no ninho, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE VER AS CONDIÇOES DO NINHO,ESTÁ NO LUGAR CERTO? NÃO PODE ESTAR NO CHÃO E NEM EMBAIXO DE PULEIRO. TENTE COLOCAR AS ESTOPAS, CORTE 3 QUADRADINHOS DE ESTOPAS COLOQUE PRESA COM UM GRAMPO DE ROUPA NA GAIOLA. AS ESTOPAS PARA DENDRO DA GAIOLA EM UM LUGAR QUE NÃO ATRAPALHE O CASAL. AI ELA VAI DESFIANDO E LEVANDO PARA O NINHO. TENTE ISSO SE NÃO DER CERTO TROQUE DE FEMIA.

      Excluir
  16. meu canário tem 9 anos e coloquei com uma bem mais nova para cruzar, até o momento não deu certo, será por causa dá idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM,COM CERTEZA! TEM QUE SER UMA MACHO E UMA FEMIA MAIS JOVENS...

      Excluir
  17. Ola, fiquei muito feliz pelas dicas, porem tenho mais uma duvida. Posso mudar a gaiola de lugar quando ela estiver chocando ou devo deixar sempre em um unico lugar ?
    Desde ja agradeco.

    Emiliano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mais correto e deixar no mesmo lugar,pq ela pode abandonar o ninho.ok abraco...

      Excluir
  18. EU LI A CIMA QUE QUANDO A FEMEA PORÁ O PRIMEIRO OVO, TEMOS QUE TIRAR DO NINHO PARA COLOCAR OUTRO FALSO,POR QUÊ??NÃO PODEMOS DEIXAR-LOS NO NINHO ATÉ O TERMINIO DO CICLO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nascer os filhotes no mesmo dia

      Excluir
  19. juntei o casal na mesma gaiola, e vejo que o macho canta para ela e ela foge se segurando na lateral da gaiola, quando ele canta ela já começa ficar em alerta para se segurar nas grades.... o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Separe por uns dois dias até ela acostumar com ele,quando eles começarem a trocar comidas pela grade pode junta-los....

      Excluir
  20. Tenho 4 filhotes no ninho, mas não nasceram juntos, seus tamanhos são diferentes, temo que a fêmea não consiga alimenta-los por igual, isto pode acontecer, o que devo fazer para ajudar?

    ResponderExcluir
  21. nasceu 2 filhotes, eles estão com 17 dias,a femea , e o macho estão tirando as penas dos filhotes,ela já esta botando novamente.Queria uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles já saíram do ninho,separe com a grade divisória que os pais alimentam por elas....

      Excluir
    2. Outra dica é colocar material para eles fazer o ninho...

      Excluir
  22. minha canaria estava chocando 6 ovos, e depois de 7 dias encontrei 2 dos 6 ovos no fundo da gaiola, pq isso aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza amigo ela descartou,pois isso acontece direto com os meus.ok

      Excluir
  23. Oi minha canaria ja fais 16 dias que esta chocando,mais nao nasceu os filhoti ainda,que posso fasso faser? Sera que ainda nasce ou eu descasco o ovinho para ver?

    ResponderExcluir
  24. Oi tenho dois canários do reino, a femea colocou dois ovos e esta chocando, acredito que daqui a 7 - 8 dias nasce.
    mas eles estão brigando muito agora.. tem dia que ele ataca ela quando sai do ninho e tem dia que ela ataca ele. eh normal ele não cantar mais depois que ela poe os ovos?

    ResponderExcluir
  25. amigo retire o macho da gaiola, pois ele pode estar tentando galar ela novamente boa sorte

    ResponderExcluir
  26. Minha canária esta criando dois filhotes, já separei o macho, quando posso colocar os dois novamente para acasalar?

    ResponderExcluir
  27. ola tem como cruzar canario belga com sangue-de-boi é verdade q da certo.

    ResponderExcluir
  28. minha femea colocou os ovos no fundo da gaiola nao aceitou o ninho retirei os ate entrar em estado de encubaçao retornei os ovos e ela nao aceitou qual o motivo

    ResponderExcluir
  29. gostaria de saber porque oa femea bebe os ovos,pois a minha está fazendo isso.o que é que faço

    ResponderExcluir
  30. Separei o macho da femea apos o inicio do choco isso pode ?

    ResponderExcluir
  31. Se caso deixar os ovos no ninho a fêmea quebrará os ovos?

    ResponderExcluir
  32. No caso eu vou começar devo ter um casl novato

    ResponderExcluir
  33. Tenho uma canária que perdeu um dos pés e insiste em chocar. Em 2 meses chocou 3 vezes com 3 ovos no ninho e tirou 1 filhote por chocada, Todos morreram. O que mais durou chegou a 13 dias e tinha a pele bem escura. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  34. Ei amigo aminha canaria esta galada mais ja faz 4 dias e nada dela botar ovos oque eu fasso

    ResponderExcluir
  35. C colocar nesta epoca eles acasalao ou nao

    ResponderExcluir
  36. ola amigo meu nome e alcides sou novo no ramo tenho um canario que comprei ainda filhote e ele começou a cantar como os canarios de jardim agora ja faz uns 15 dias que começou a cantar como os canarios do reino ele canta muito bem e sem parar e quando canta agita muito as asas gostaria de saber porque ele ta fazendo isso aguardo a resposta obrigado

    ResponderExcluir
  37. Posso colocar um canerio belga com um canario do reino

    ResponderExcluir
  38. ola amigos. tenho uma canaria e pela premeira vez ela esta chocando so que tem mais ou menos uns 16 dias que nao nasceram os filhotes ai resolvi quebrar os ovinhos pra ver 1 nao estava galado e o outro tinha filhotinho e acabei trincando o ovo so que mais ou menos uns 3 dias ele nasceria e o ovo esta trincado com o filhinho dentro.O que devo fazer, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  39. talvez o filhotinho morreu dentro do ovo entao e melhor descartar o ovo colocar para chocar novamente

    ResponderExcluir
  40. tenho uma femea de canario,ela pos um ovo hog,mas nao é galado pois nao tem um macho,se eu por um macho com ela tem chance de salvar o resto da postura?

    ResponderExcluir